Água cristalina do Córrego da Capela contrasta com cor escura do Rio Capivari

Audiência Pública discute Plano Municipal de Saneamento Básico
15 de março de 2018
Prosseguem as obras de construção da ETA 3
15 de março de 2018

A cor da água do Córrego Capela é uma comprovação de que o índice de 100% do esgoto coletado tratado em Vinhedo já dá sinais de ganhos visíveis no meio ambiente.

 

Esta situação fica mais clara, ainda, quando observamos o encontro do Córrego da Capela (que já não recebe mais esgoto após o início do funcionamento, no ano passado, da Estação de Tratamento de Esgoto Capivari) com o Rio Capivari. A água que sai de Vinhedo com destino ao Capivari tem aspecto límpido e a água que vem do Rio Capivari, escura.

 

Evidências que apontam, no Rio Capivari, que nasce em Jundiaí, passa por Louveira e vem para Vinhedo, o descarte de esgoto e efluentes industriais sem o devido tratamento.

 

Vinhedo faz parte de um seleto grupo de cidades brasileiras que realizam o tratamento de 100% do esgoto coletado no município. Posição alcançada pelos investimentos realizados em saneamento básico nos últimos anos.

 

E todo o trabalho desenvolvido contribui, também, com o meio ambiente. Nos últimos três anos, Vinhedo conquistou o certificado de “Município Verde Azul”, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que desenvolveram ações de destaque com o objetivo de promover a recuperação e a preservação ambiental.

 

Entre os quesitos avaliados para concessão desse certificado está o tratamento de esgoto que alcançou em 2011 o índice de 100% do esgoto coletado tratado com a inauguração da ETE Capivari, que já está em fase de ampliação neste ano.

 

Além disso, a expansão da rede e a instalação de emissários de esgoto em vários pontos do município, tem evitado que os dejetos sejam jogados ‘in natura’ nos córregos do município, contribuindo para a preservação dos córregos e dos rios. Descarte que piora a qualidade da água e prejudica a captação para outras cidades como Campinas, por exemplo, que retira água do Rio Capivari para o processo de tratamento.

 

É por isso que, ciente dos problemas que o descarte do esgoto ‘ in natura’ pode provocar aos rios e ao meio ambiente, Vinhedo trata corretamente o esgoto produzido na cidade e devolve após o processo de tratamento nas Estações de Tratamento de Esgoto (Pinheirinho e Capivari), uma água com mais qualidade daquela que foi captada. 
 

 

Tamanho da fonte
Contraste