TRATAMENTO DE ESGOTO


Vinhedo possui duas Estações de Tratamento de Esgoto: a ETE Pinheirinho e a ETE Capivari. A Estação de Tratamento de Esgoto Pinheirinho funciona em Vinhedo desde 2002 e é responsável pelo tratamento de 70% do esgoto coletado na cidade.
A Estação de Tratamento de Esgoto Capivari está instalada no Distrito Industrial. Foi inaugurada em Outubro de 2011 e ampliada em 2016. A ETE Capivari trata 30% do esgoto coletado na cidade.
280

mil de m³ de esgoto/mês


ETE Pinheirinho
126

mil de m³ de esgoto/mês


ETE Capivari

100% de esgoto tratado



Com as duas Estações de Tratamento de Esgoto, ETE Pinheirinho e ETE Capivari, Vinhedo trata 100% do esgoto, considerando todos os bairros que possuem rede coletora.

Tipos de tratamento

Para reduzir os níveis de poluição dos recursos hídricos o tratamento feito pelas estações é biológico, baseado em processos de lodo ativado com aeração prolongada por ar difuso ou por aerador de superfície.

Na ETE Pinheirinho o processo utilizado é o de lodo ativado com aeração prolongada por ar difuso. A eficiência de redução de carga orgânica é de 90% e de coliformes fecais de 99%. Após o tratamento, o efluente é lançado no Ribeirão Pinheiros, afluente do rio Atibaia.

O processo utilizado pela ETE Capivari é o de lodo ativado com aeração prolongada por aerador de superfície. A remoção de carga orgânica tem eficiência de 90% e de coliformes fecais de 99%.
 

Lodo

O tratamento de esgoto por processo biológico resulta em dois tipos de resíduos: o efluente líquido pronto para ser devolvido ao meio ambiente e o lodo (primário e secundário) que é um material pastoso com grande concentração de micro-organismos, sólidos orgânicos e minerais.

Esses resíduos precisam ter a destinação correta para não provocar impactos ambientais, como a contaminação do solo e dos corpos d' água.

A Sanebavi dá a destinação correta para todo o lodo produzido em suas estações e envia para aterro sanitário um média de 490 toneladas de lodo/mês produzidos na ETE Pinheirinho. A ETE Capivari envia em média 95 toneladas de lodo /mês.
Tamanho da fonte
Contraste