SANEBAVI - Saneamento Básico Vinhedo


 

Dicionário Ambiental

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V 

I

 

Impacto Ambiental - Alteração provocada ou induzida pelo homem, com efeito temporário ou permanente das propriedades físicas, químicas e biológicas.

 

Intemperismo - Processo pelo qual as rochas, ao sofrerem a ação da chuva, do sol, do vento e de organismos vivos, vão se transformando, até chegarem a minúsculas partículas, invisíveis a olho nu e que formam as argilas.

 

Ilha - Porções relativamente pequenas de terra emersa circundada de água doce ou salgada.

 

Ilha fluvial - É aquela que é circundada apenas por água doce, aparecendo no leito de um rio.

 

Inundação - É o efeito de fenômenos meteorológicos, tais como chuvas, ciclones e degelo, que causam acumulações temporárias de água, em terrenos que se caracterizam por deficiência de drenagem, o que impede o desagüe acelerado desses volumes.

 

ISO série 14000 - Conjunto de normas internacionais que tem por objetivo prover as organizações dos elementos de um sistema de gestão ambiental, possível de integração com outros requisitos de gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos. ISO 14001 - Sistema de gestão ambiental, especificação e diretrizes de uso, e ISO 14004 - Sistemas de gestão ambiental - Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio.