SANEBAVI - Saneamento Básico Vinhedo


Mananciais


 

Bacias Hidrográficas de Vinhedo

 

Vinhedo assenta-se em duas bacias hidrográficas significativas do Estado de São Paulo: a do rio Atibaia, com extensão territorial de 34km², e a do rio Capivari, com extensão de 48 km².

 

O rio Atibaia localiza-se a 10 km em linha reta, no município de Valinhos, ao norte de Vinhedo. Os principais córregos contribuintes da bacia hidrográfica do rio Atibaia, são os córregos Pinheirinho e Cachoeira e ribeirão Bom Jardim. Os dois primeiros tem como afluentes os córregos Sterzeck, Juazeiro/ Cruzeiro, Paciência/ Cristo.

 

Já o rio Capivari corta o território do município na região próximo a Rodovia Anhanguera. Os principais afluentes da bacia do Capivari são o córrego Água do Buracão,Marambaia, São Bento/ Capela, Fazenda Santa Cândida e ribeirão Tico Tico/ Moinho.

 

 

 

 

 

A Bacia Atibaia e suas sub-bacias

 

 

Sub-bacia Bom Jardim

 

A sub-bacia está localizada em área mista: rural e urbana, onde se encontram fazendas, sítios, chácaras de recreio além de loteamentos fechados, como o Santa Fé e Chácaras do Lago. 

 

Os principais cursos de água que passam por essa região são os córregos: Santa Fé e Iguatemi. O ribeirão Bom Jardim contribui com o abastecimento da cidade de Vinhedo através do bombeamento de parte de suas águas para as represas da cidade. 

 

 

Sub-bacia Juazeiro/ Cruzeiro

 

A sub-bacia Juazeiro/ Cruzeiro está situada em área predominantemente urbana, onde se encontram chácaras, indústrias, granjas, comércios e residências. 

 

O abastecimento da região é feito pela rede e parte da água é captada do poço Jardim Miriam. 

 

 

Sub-bacia Paciência/ Cristo

 

A sub-bacia Paciência/ Cristo tem como ocupações predominantes propriedades rurais e agrícolas, com presença de algumas fazendas e poucas casas. 

 

A sub-bacia é a principal área para armazenamento de água de Vinhedo, conta com as represas I, II e III e parque associado ao manancial. O principal manancial hídrico é o córrego Cachoeira. 

 

 

 

Sub-bacia Sterzeck

 

A sub-bacia Sterzeck  localiza-se em uma região com indústrias, residências e loteamentos. Dela fazem parte bairros como Nova Vinhedo, Santa Claudina e o Vista Alegre.

 

A região tem como principal curso de água o córrego Sterzeck. O abastecimento de água é feito pela rede.

 

 

Sub-bacia Cachoeira/ Pinheirinho

 

A sub-bacia Cachoeira/ Pinheirinho possui como ocupação predominante o uso diversificado de residências, comércio, indústria e pequenas propriedades rurais. Abrange os bairros Centro, Santa Rosa e Pinheirinho. 

 

O abastecimento de água, este é feito por rede e a região conta com presença de quatro poços

 

 

Sub-bacia Buracão

 

A sub-bacia Buracão está inserida em uma região basicamente rural, contando com a presença de chácaras de recreio, pequenas propriedades agrícolas, pequenas chácaras e a Fazenda Monte Alegre. 

 

A sub-bacia tem como principal curso de água o córrego do Buracão. e o abastecimento é feito por rede.

 

 

 

 

Bacia Capivari e suas sub-bacias

 

 

 

Sub-bacia Marambaia

 

A sub-bacia Marambaia está presente em uma região com ocupação predominante de residências, chácaras de veraneio e áreas verdes e de lazer. 

 

O abastecimento de água provém predominantemente  da Estação de Tratamento de Água  (ETA I)

 

 

Sub-bacia São Bento/ Capela

 

A sub-bacia São Bento/ Capela possui uso misto tendo grandes áreas com moradias, muitas indústrias, loteamentos fechados e propriedades agrícolas.  

 

 

Sub-bacia Santa Cândida

 

A sub-bacia Santa Cândida esta inserida em uma área com ocupação mista: urbana dispersa e diversificada.

 

O abastecimento de água da região ocorre através da lagoa Santa Cândida.

 

 

Sub-bacia Tico Tico / Moinho

 

A sub-bacia Tico Tico / Moinho tem como principal ocupação fazendas, sítios e chácaras.  Possui como manancial hídrico o córrego Moinho por onde é feita a captação de água para a população.

 

 

 

Bacia do rio Capivari

 

A sub-bacia rio Capivari localiza-se em uma área rural em que a margem tem presença de indústrias de pequeno, médio e grande porte, além de fazendas. 

 

Nessa sub-bacia, localiza-se a fazenda Bahia, de grande importância para a pesquisa social e ambiental pela existência de nascentes e córregos em seus limites.

 

O abastecimento de água é decorrente de captação do rio Capivari e córrego Xoxó.