SANEBAVI - Saneamento Básico Vinhedo


A importância da água

Como Funcionam as Estações de Tratamento


Estação de Tratamento de Esgoto

Para reduzir os níveis de poluição dos recursos hídricos, Vinhedo conta com a ETE Pinheirinho - Estação de Tratamento de Esgoto, que funciona desde 2002 e trata em média 90l/s de esgoto doméstico, correspondente a 60% do esgoto gerado na cidade.

O tratamento feito pela estação é biológico, baseado no processo de
lodo ativado com aeração prolongada.

Sua redução de carga orgânica é de 98% e coliformes fecais de 99,9999%. Consiste basicamente na aeração do esgoto, fazendo com que os microorganismos presentes oxidem as substâncias orgânicas existentes (como fezes, urina, resotos de comida, etc) Tem como característica a formação de lodo ativado, composto por flocos produzidos pelo crescimento dos microorganismos em concentração suficiente, graças aoretorno de outros flocos previamente formados no tanque de aeração (recirculação de lodo).
Após o tratamento, seu efluente é lançado no Ribeirão Pinheiros, afluente do rio Atibaia.

  EMISSÁRIO: Grandes tubos que ficam enterrados e que conduzem o esgoto bruto até a ETE 
   DECANTADOR:Local onde os flocos, que são formados no tanque de aeração, são sedimentados, separando a parte líquida(esgoto tratado) da parte sólida (flocos lodo ativado)
  GRADE GROSSA: Local onde é retirada materiais maiores (pedaços de madeira, garrafas plásticas, etc)    ADIÇÃO DE CLORO GÁS: Tanque onde a parte líquida (esgoto tratado) recebe adição de cloro gás para desinfecção, seguindo para o Ribeirão Pinheiros.
  GRADE FINA: Local onde os materiais menores, que passaram pela grade grossa, são retirados (papel de bala, sementes, restos de comida, etc)    TANQUE DE LODO: Local onde se armazena o lodo ativado que sai do decantador. Metade do lodo ativado segue para a recirculação de lodo e a outra metade vai paraprensa desaguadora para ser descartada
  CAIXA DE AREIA: Local onde é retirada areia e pedriscos.    RECIRCULAÇÃO DE LODO: Parte do lodo ativado é recirculado, ou seja, volta para o início do processo para aumentar a quantidade de microorganismos, auxiliando no consumo de matéria orgânica.
  TANQUE DE AERAÇÃO: Após o gradeamento e retirada da areia, o esgoto segue para este tanque, ond ese injeta oxigênio para que os microorganismos que estão no esgoto consumam toda a matéria orgânica (sujeira) e se reproduzam, ocorrendo a formação de flocos    PRENSA DESAGUADORA: A outra parte do lodo segue a prensa, que é o equipamento responsável pela redução da quantidade de água presente no lodo, formando o lodo prensado que será descartado em aterro sanitário.