Decreto cria Operação Estiagem para enfrentamento da escassez hídrica

Sanebavi iniciará interligação da rede setorizada no condomínio Vista Alegre
11 de setembro de 2018
Interligação de rede no condomínio Vista Alegre vai interditar trecho da Estrada da Boiada neste fim de semana
18 de setembro de 2018

Foi publicado no Boletim Municipal desta quinta-feira, 13, o Decreto n° 218 que cria a Operação Estiagem 2018 em decorrência do período sem chuvas e da escassez hídrica que vem atingindo todo o Estado de São Paulo. O decreto tem validade de 120 dias, podendo ser prorrogado por igual período, caso seja necessário.

Para garantir o abastecimento para todo o município nesse período crítico é fundamental que a população utilize a água racionalmente. Durante a vigência do decreto está proibido utilizar água para molhar gramas ou jardins, manter abertas torneiras e mangueiras, lavar calçadas, ruas, varandas, pátios ou quintais e veículos. Os estabelecimentos lava-jatos deverão possuir sistema que reduza o consumo de água tratada ou que permita a reutilização.

A medida não se aplica, por exemplo, para as obras de construção ou reforma de imóveis, calçamentos ou passeios públicos, lavagens de veículos com produto específico de lavagem a seco e a utilização de água de reuso, balde e pano para limpeza de quintais, ou balde e regador para molhar gramados e jardins.

Em caso de descumprimento o usuário será advertido por escrito e em caso de reincidência poderá ser multado de uma a três vezes o valor do preço público de ligação de água vigente.

A prefeitura de Vinhedo, por intermédio da autarquia Sanebavi, também poderá requisitar administrativamente os recursos hídricos particulares e imóveis que possuam em seus limites lagos, nascentes e outras formações aquíferas para atender as necessidades de abastecimento do município.

 

Uso racional de água

 

Nesse período crítico que vive toda a região, a orientação é para que todos utilizem a água apenas para as necessidades básicas (higiene pessoal, preparo de comida, lavagem de roupas e utensílios). Ações simples, adotadas no dia a dia contribuem para o uso racional da água:

– Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. A economia pode chegar a 80 litros.
– Tome banho rápidos de até cinco minutos
– Não utilize a descarga sem necessidade. São consumidos de seis a dez litros de água quando a descarga é acionada por 6 segundos.
– Só ligue a máquina de lavar louça ou roupa quando for usar toda a capacidade dela
– Feche a torneira enquanto esfrega a roupa no tanque
– Hidrômetro girando sem consumo de água é indício de vazamento
– Reutilize a água sempre que possível

Tamanho da fonte
Contraste