Uso racional da água é fundamental para recuperação do ní­vel das represas

Sanebavi prossegue com as obras de construção da ETA 3
15 de março de 2018
Superintendente da Sanebavi acompanha fase final de testes na estação de tratamento de lodo da ETA 2
15 de março de 2018

Com o período de estiagem, sem chuvas significativas, que está prejudicando a captação de água bruta junto aos mananciais e comprometendo o nível das represas, o uso racional da água continua sendo fundamental para superar a escassez de água em Vinhedo neste período crítico. 

 

Com as chuvas dos últimos dias, o nível da represa I que estava abaixo de dois metros subiu cerca de 90 centímetros e atingiu 2,8 metros. No entanto, essa marca ainda é baixa em relação ao mesmo período do ano passado quando o nível estava acima de quatro metros.

 

“As chuvas dos últimos dias foram importantes e ajudaram a recuperar um pouco o nível da represa em 90 cm. No entanto, isso ainda não é suficiente.  Para que ocorra a recuperação total das represas é preciso que venha o período de chuvas intensas e por isso, a população precisa continuar fazendo a sua parte e utilizando a água racionalmente para evitar um consumo excessivo que comprometa o sistema de distribuição de água em Vinhedo”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.

 

A Sanebavi continua monitorando em tempo real o consumo de cada setor para identificar os setores que mais estão consumindo. 

 

A água deve ser utilizada para as necessidades básicas como para higiene pessoal preparo de comida, lavagem de roupas e utensílios.  

 

A Sanebavi também pede a colaboração de quem possui piscina em casa. Na hora da limpeza, deve-se filtrar e não drenar a água. Esse procedimento adotado com frequência eleva o consumo de água e contribui ao lado da lavagem de carros, quintais e jardins para o desperdício de água.

 

“Para auxiliar a população a fazer o uso racional da água neste período, nós começaremos a distribuir agora em dezembro, junto com a conta de consumo de água e esgoto, um folheto explicativo com dicas importantes para serem adotadas no dia a dia e que ajudam a reduzir o consumo de água. Com a ajuda de todos, conseguiremos superar esse momento” afirma o prefeito Milton Serafim.

 

Apesar dessa dificuldade em virtude do clima, a Sanebavi vem trabalhando com seriedade desde 2009 e investindo recursos próprios em obras, equipamentos e tecnologia para garantir o abastecimento de água com qualidade para a população. 

 

 

Tamanho da fonte
Contraste