Os trabalhos de construção da terceira estação de tratamento de água de Vinhedo continuam sendo realizados dentro do condomínio São Joaquim, com a concretagem das estruturas e com o nivelamento de partes do terreno.
Nesta semana, foi concluído o aterramento da estação elevatória de água tratada e nos próximos dias, será realizada a concretagem da laje de fundo do tanque de contato da estação. As passarelas dos dois módulos de tratamento continuam em construção.
“Quando a ETA 3 ficar pronta, nós teremos condições de aumentar a oferta de água para Vinhedo já que poderemos utilizar a outorga máxima de captação no rio Capivari. Além disso, nós também vamos começar a construir ainda este ano um novo reservatório com capacidade para 2 milhões de litros na estrada da Boiada”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
Além de aumentar a oferta de água para o município a ETA 3 vai racionalizar energia elétrica já que não será mais necessário bombear a água coletada até a ETA 1 na Vila Planalto. A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada para distribuição.
A rede adutora com tubos de ferro fundido de 400 mm já está pronta. Ela foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada.
“A ETA São Joaquim vai beneficiar também os bairros Altos do Morumbi, Vida Nova 1, Eldorado e Vila Savian que sofrem problemas de falta de pressão na rede. O abastecimento de água será feito com uma rede subadutora que estamos implantando ao longo da estrada da Capela”, afirma o prefeito Jaime Cruz.