As obras na ETA 3 – Estação de Tratamento de Água, localizada no São Joaquim, seguem em ritmo acelerado. Atualmente, as equipes trabalham na escavação do terreno onde será construído o tanque de adensamento, que tem aproximadamente cinco metros de profundidade e 12,9 metros de largura. Esse tanque tem a finalidade de reduzir o volume de lodo proveniente dos decantadores da estação, tornando mais denso e consequentemente com maior concentração de sólidos.
“A redução do volume é necessária para melhorar a eficiência do processo de desidratação do lodo. O material sedimentado é direcionado para o poço de lodo e a água sobrenadante é reutilizada no processo de tratamento de água ”, explica o Coordenador de Etas, Sergio Antunes da Silva.
Quando pronta, a Estação São Joaquim terá capacidade para tratar até 720 m³/h de água, beneficiando os bairros Altos do Morumbi, Res. Vida Nova 1, Jd. Eldorado e Vila Savian que tem problemas de pressão na rede, além de outros bairros do município. O abastecimento de água será realizado por uma rede subadutora implantada ao longo da estrada da Capela.
“Com a ETA 3 haverá a possibilidade em utilizar a outorga máxima de captação no rio Capivari, aumentando a oferta de água para o município. Com mais um reservatório com capacidade para dois milhões de litros de água tratada construído na estrada da Boiada e com outros investimentos, como a ampliação da ETA 2, no Jardim Santa Cândida, vamos proporcionar mais qualidade de vida para todos”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.