Superintendente da Sanebavi vistoria situação do rio Capivari após as chuvas

Sanebavi busca fontes alternativas de água para complementar o abastecimento em Vinhedo
15 de março de 2018
Sanebavi aguarda liberação da CETESB para iniciar obras no sistema de distribuição de água e combate às perdas
15 de março de 2018

O Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica, acompanhou nesta terça-feira, dia 04, os trabalhos de limpeza e manutenção no ponto de captação de água bruta no rio Capivari, um dos principais mananciais de Vinhedo.

 

A ação acontece após as chuvas dos últimos dias que ajudaram a mudar a situação do rio. 

 

“Com essas últimas chuvas já é visível a mudança do rio Capivari que está com a água um pouco mais limpa do que estava ultimamente. Se as chuvas persistirem nos próximos dias a tendência é que a qualidade da água melhore, nos dando condições de avaliar em laboratório se já é possível voltar a fazermos a captação no Capivari”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim.

 

Vinhedo suspendeu a captação de água bruta no rio Capivari no dia 14 de outubro por causa da concentração de poluentes. Com essa medida, a Sanebavi deixou de captar 330 m³/h, uma redução de 52% de toda a água produzida pelo sistema da ETA 1, na Vila Planalto.

 

Para compensar essa quantidade de água que deixou de ser captada, a Sanebavi está buscando em propriedades particulares do município lagoas que possam ser utilizadas como fonte alternativa para complementar o abastecimento de água.

 

“Mesmo com dificuldades nós estamos trabalhando para não deixar faltar água no município. Por outro lado, a população precisa continuar colaborando e utilizando a água com consciência, sem desperdícios. O sistema de rodízio que adotamos no sistema de abastecimento da ETA 1 também faz parte das ações que adotamos para mantermos todos os bairros abastecidos mesmo com uma quantidade menor de água do que estávamos acostumados a tratar antes desse período crítico”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

Tamanho da fonte
Contraste