Superintendente da Sanebavi acompanha em Brasília liberação de R$ 27 milhões para investimentos em saneamento

Sanebavi prossegue com as obras de construção da ETA 3
15 de março de 2018
Superintendente da Sanebavi acompanha fase final de testes na estação de tratamento de lodo da ETA 2
15 de março de 2018

Em Brasília, ao lado do prefeito Milton Serafim, o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica, acompanhou na última quinta-feira, 24, no Palácio do Planalto  o anúncio da presidenta Dilma Rousseff que liberou investimentos na ordem de, aproximadamente, R$ 27 milhões para a cidade de Vinhedo.

 

Os recursos serão aplicados na implantação da Rede de Esgoto do Distrito Industrial, que irá permitir, ainda mais, a excelência na infraestrutura para a vinda de novas empresas e, consequentemente, a geração de novos empregos na cidade, assim como também esta verba irá permitir a construção de estações elevatórias e emissários de esgoto para os bairros Altos do Morumbi, Colinas de São Diego, Vila Fontaine e São Joaquim, além da ampliação da estação de tratamento de água do Jardim Santa Cândida, beneficiando, com o total destas obras, entre 20 e 25 mil pessoas, com mais investimentos em saneamento e, consequentemente, em saúde. 

 

Vale ressaltar que Vinhedo é uma das raras cidades no Brasil a tratar 100% do esgoto coletado e, agora, com estes investimentos, caminha para chegar a 100%, também, do esgoto coletado.

 

“Esta conquista é marcante para a nossa cidade. O valor recebido é expressivo, um dos maiores anunciados pelo Governo Federal aos municípios contemplados. E isto só foi possível graças ao trabalho sério e responsável que temos com nossa Vinhedo. Trabalhamos muito para que todas as documentações e projetos fossem entregues no prazo e, o mais importante, com todos os dados necessários. Estivemos em Brasília por diversas vezes para acompanhar as fases de aprovação e, agora, comemoramos esta conquista do povo de Vinhedo. Investir em Saneamento é investir em saúde”, comentou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.

 

O governo federal anunciou investimentos em pavimentação e saneamento básico para municípios brasileiros. Os projetos selecionados integram a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Os recursos são para pavimentação de vias, recapeamento e implantação de ciclovias, além de calçadas, sinalização, guias rebaixadas para acessibilidade e faixas de pedestres. Na área de saneamento, como é o caso de Vinhedo, os recursos são para obras de rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário. 

 

O projeto de esgotamento sanitário, que vai beneficiar diversos bairros do município, atende uma exigência da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) que vem cobrando das empresas instaladas no Distrito Industrial o tratamento do esgoto.

 

“Com este importante recurso, essas obras vão beneficiar cerca de 15 mil pessoas que vivem ou trabalham nos bairros atendidos, além de estimular a vinda de novas empresas e industrias para o nosso município”, complementa o prefeito Milton Serafim.

 

O outro projeto apresentado ao Ministério das Cidades está voltado para o abastecimento de água com a ampliação da estação de tratamento de água do Jardim Santa Cândida e da expansão da rede de distribuição para o Distrito Industrial.

 

“Ampliando a ETA 2 será possível aumentar a capacidade de tratamento para 125 l/s, beneficiando toda a região que cresce a cada ano. Além disso, com a implantação da rede de distribuição no Distrito Industrial, o fornecimento de água será feito pela ETA 3, no São Joaquim. Tudo isso vai proporcionar um salto de qualidade no serviço prestado à população”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.

 

Alguns detalhes do Projeto aprovado

 

Esgotamento Sanitário: redes, Emissário de Esgoto e Estação Elevatória no Distrito Industrial; Estação Elevatória e Linha de Recalque no São Joaquim; redes de Esgotamento Sanitário no Altos do Morumbi, Colinas de São Diego, Vila Fontaine e Santa Claudina. Estação elevatória e linha de recalque Colinas São Diego; linha de recalque São Diego; estação elevatória Santa Claudina; linha recalque Santa Claudina.

 

Abastecimento de Água: ampliação ETA 2 – Santa Cândida: estação de tratamento de lodo; estação elevatória de água tratada; sistema de distribuição de água potável para o Distrito Industrial: com rede de distribuição de água tratada, estação elevatória de água tratada, adutora de água tratada e reservatória de água tratada.

 

 

Tamanho da fonte
Contraste