Sistema de abastecimento na região da Capela está normalizado

ETA Santa Cândida recebe troca das comportas dos tanques
15 de março de 2018
Sanebavi intensifica fiscalização em hidrômetros no município
15 de março de 2018
 
 
Em razão das chuvas intensas, na última quinta-feira, dia 13, o volume de água do Rio Capivari aumentou e transbordou atingindo as margens das cidades da região. Em Vinhedo atingiu também alguns dos sistemas de captação de água bruta: a Lagoa Santa Cândida, que atende a região da Capela e o sistema São Joaquim.
De acordo com o superintendente da autarquia Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo), Odair Seraphim – Canjica, a qualidade da água da lagoa teve alterações bruscas nas propriedades físico-químicas e a solução foi reduzir o volume de água a ser tratada na Estação de Tratamento de Água Santa Cândida (ETA II). A água que é tratada na cidade obedece aos critérios da Portaria nº 518 do Ministério da Saúde. “Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelas equipes de funcionários não interrompemos em nenhum momento o abastecimento na região da Capela, entretanto, para não comprometer a qualidade da água fornecida aos moradores, ou interromper integralmente o tratamento, de sexta-feira até domingo, a estação passou a operar em 70% da capacidade, máximo que possibilitava o tratamento a fim de não comprometer e colocar em risco a saúde da população”, explicou Canjica.
Outro agravante foi a paralisação da captação de um dos poços subterrâneos, localizado no bairro Santa Cândida que também atende a região da Capela. As águas do Rio Capivari invadiram o local de captação, e o painel elétrico foi desligado. No sábado, a fim de melhorar a qualidade da água da captação da Lagoa Santa Cândida, foram realizadas ações pelos funcionários da autarquia e assim, aumentou-se a porcentagem de tratamento e o poço artesiano voltou a funcionar. No domingo, o tratamento atingiu a capacidade máxima e os reservatórios de água tratada voltaram a encher. O abastecimento na região já foi normalizado.
 
 
 
Abrangência da ETA II
 
Os bairros que a Estação de Tratamento de Água Santa Cândida abastece são: Santa Cândida, Vila Hípica I e II, Recanto Florido, Res. Vida Nova I, II e II, Parque das Paineiras, Jd. Bela Vista, Capela, Parque Monte Verde, Jd. São Carlos, Jd. Von Zuben, Jd. Florido, Jd. Nova Palmares, Jd. Santo Antônio, Jd das Nogueiras, Vila Garcês, Recanto São José, Altos do Morumbi, Jd. Eldorado e Vila Savian.
Tamanho da fonte
Contraste