Sanebavi suspende captação no rio Capivari e fornecimento de água ficará comprometido em Vinhedo

Construção da ETA 3 – São Joaquim
15 de março de 2018
Sanebavi divulga Rodizio de Fornecimento de água em Vinhedo
15 de março de 2018

Por causa da concentração de poluentes, a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) suspendeu nesta terça-feira, dia 14, a captação de água no rio Capivari, um dos principais mananciais de Vinhedo.

 

Com a medida, deixarão de ser captados 330 m³/h, uma redução de 52% de toda a água produzida pelo sistema da ETA 1, na Vila Planalto. Em períodos do dia, os bairros abastecidos pela ETA 1 poderão ficar sem água.

 

“Só voltaremos a captar a água do rio Capivari quando melhorar a qualidade da água. Até que isso aconteça, nós precisamos da contribuição da população para que utilize a água apenas para as necessidades básicas. Com menos água, teremos que economizar ainda mais. Para tentar amenizar essa situação, os locais mais altos poderão ser abastecidos por caminhões pipa”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.

 

Além da utilização do caminhão pipa, outras ações também serão realizadas pela autarquia para compensar a diminuição do volume retirado do rio Capivari.

 

Para a região da Capela, a ETA 2, no Jardim Santa Cândida, continua tratando cerca de 200 m³/h, mas o nível do córrego do Moinho encontra-se muito baixo, dificultando a captação de água para tratamento. Situação que exige também o uso racional da água para todos os moradores abastecidos pela ETA 2.

 

“Sem chuvas, a situação do abastecimento público está ficando complicado em todo o estado e, por isso, peço mais uma vez que a população não utilize a água para lavar carros, piscinas e calçadas. A água está cada vez mais escassa e temos que saber utiliza-la com inteligência até que o novo período de chuvas venha amenizar essa situação crítica”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

 

 

Uso racional 

 

A orientação é para que todos continuem utilizando a água apenas para as necessidades básicas (higiene pessoal, preparo de comida, lavagem de roupas e utensílios).  Ações simples, adotadas no dia a dia contribuem para o uso racional da água:

 

– Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. A economia pode chegar a 80 litros.

 

– Tome banhos rápidos de até cinco minutos

 

– Não utilize a descarga sem necessidade. São consumidos de seis a dez litros de água quando a descarga é acionada por 6 segundos.

 

– Só ligue a máquina de lavar louça ou roupa quando for usar toda a capacidade dela

 

– Feche a torneira enquanto esfrega a roupa no tanque

 

– Hidrômetro girando sem consumo de água é indício de vazamento

 

– Reutilize a água sempre que possível

 

 

Tamanho da fonte
Contraste