Em atenção a solicitação do prefeito Jaime Cruz, a Sanebavi deu início na manhã desta terça-feira, 24, às obras de reconstrução da barragem na lagoa do Jola, localizada na região da Cerâmica Nossa Senhora Auxiliadora. O trabalho de contenção está sendo realizado pela equipe operacional da autarquia e segue as orientações de todos os departamentos envolvidos.
“Vamos trabalhar para que este procedimento seja executado o quanto antes para darmos mais segurança aos moradores do São Joaquim localizados próximos a lagoa, para que não sofram com alagamentos em suas residências”, afirma o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz.
Durante todo o feriado prolongado as equipes da Sanebavi estarão em operação para que a obra seja finalizada.
Parceria
No último dia 10, Danilo Ferraz, acompanhado pelo analista do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de S. Paulo) Paulo Sérgio Lúcio, e por representantes das secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente, esteve em visita ao Rio Capivari e a lagoa do Jola, ambos na região da Cerâmica Nossa Senhora Auxiliadora, para analisar a possibilidade de desassoreamento do rio naquele trecho onde ocorre recorrentes casos de transbordamento em época de chuvas.
Na oportunidade, o superintendente solicitou a parceria do órgão estadual na concessão de empréstimo do maquinário para a realização das ações “Sabemos da importância de efetuarmos o desassoreamento do Capivari, assim como das represas do município, mas a autarquia não possui máquinas apropriadas para os trabalhos. A parceria com o DAEE é imprescindível para conseguirmos viabilizar essas melhorias”, afirma Danilo Ferraz. De acordo com o superintendente, a retirada dos sedimentos do Capivari vai permitir um aumento na capacidade de vazão das águas evitando novas enchentes “O aprofundamento do rio pode dobrar a capacidade de escoamento da calha atual. Isso vai trazer mais tranquilidade em épocas de chuvas” , disse.