Sanebavi realiza investimentos para o desenvolvimento sustentável do municí­pio

Reservatório de água no bairro Nova Vinhedo recebe impermeabilização
15 de março de 2018
Sistema de adensamento de lodo começa a ser construí­do na ETA 3
15 de março de 2018

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22), o foco está  todo voltado para as questões de preservação dos recursos hídricos e políticas públicas que garantam o acesso da população a água tratada e saneamento. Neste sentido, a  Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo), em parceria com a Prefeitura Municipal, vem trabalhando com seriedade e planejamento e tem conquistado importantes investimentos em água e esgoto para garantir o desenvolvimento sustentável do município nos próximos anos.

Entre os investimentos realizados está a construção da terceira estação de tratamento de água de Vinhedo, localizada no São Joaquim, que terá capacidade para tratar aproximadamente 720m³/h e que complementará o abastecimento para a Capela;  a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água Santa Cândida (ETA2);   a construção do novo reservatório para dois milhões de litros de água tratada na estrada da Boiada;  a construção da estação elevatória de esgoto Marambaia, a ampliação da ETE Capivari e a implantação da rede subadutora de água para abastecer a Capela, a partir dos reservatórios do sistema da Boiada,   em uma extensão de 4km.

 

Como forma de contribuir para a preservação ambiental,  o  combate ao desperdício de água tratada está entre as principais ações realizadas pela autarquia. Para isso é realizado periodicamente um trabalho de pesquisa e detecção de vazamentos na rede de água, além da implantação de macromedidores e a substituição de hidrômetros  com mais de cinco anos de uso. No ano passado, mais de 950 aparelhos foram trocados em todo município para auxiliar no combate às perdas.

 

            Dentro deste contexto, vale ressaltar o investimento feito no bairro Nova Vinhedo,  que teve a rede de distribuição adequada com a substituição da tubulação antiga por canos de ferro fundido em uma extensão de aproximadamente 6.174 metros, melhorando a distribuição de águas e os problemas com reparos e perdas de água tratada. No mesmo bairro, a Sanebavi realizou a reforma do reservatório de água de 800 mil litros, que recebeu impermeabilização com manta asfáltica, adequações e pintura.    

 

            “Estamos investindo no futuro de Vinhedo, combatendo as perdas físicas de água, aumentando a capacidade de tratamento e reservação de água e de tratamento de esgoto expandindo as nossas redes até atingirmos a universalização do sistema. Tudo isso  faz parte das diretrizes do Plano Diretor de Vinhedo que está centralizado no desenvolvimento sustentável, respeito ao Meio Ambiente e na  preservação dos nossos recursos hídricos.  ” afirma o Prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

 

            Na área de saneamento, com  recursos do Programa de Aceleração do Crescimento,  está sendo feita  a implantação de redes coletoras de esgoto nos loteamentos Altos do Morumbi, Colinas de San Diego, Vila Fontaine, São Joaquim e Distrito Industrial, que também recebeu  rede de distribuição de água. Os investimentos irão beneficiar cerca de 15 mil pessoas que vivem ou trabalham nessas regiões. 

 

 

 

 

Tamanho da fonte
Contraste