Sanebavi prossegue com as obras de finalização da terceira estação de tratamento de água de Vinhedo

Novo prédio do departamento operacional da Sanebavi
15 de março de 2018
ERRATA Nº 04/2015.
15 de março de 2018

A terceira estação de tratamento de água de Vinhedo segue em obras dentro do condomínio São Joaquim.  Os ajustes finais acontecem na conclusão de montagem dos painéis elétricos, montagem de bombas da casa de química, pinturas de tubulações, instalação de tanques e caixas d’água e impermeabilização dos módulos de tratamento.

Mil metros de placa de grama foram plantados dentro da área interna da estação e na tubulação de saída da elevatória de água tratada foi implantado um macromedidor que irá contabilizar o total de água enviado para os reservatórios da estrada da Boiada.

“Com a conclusão da ETA 3 teremos condições de beneficiar os bairros Altos do Morumbi, Vida Nova 1, Eldorado e Vila Savian. O abastecimento será feito a partir dos reservatórios do sistema da Boiada por uma rede subadutora que implantamos na estrada da Capela”, explica o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.

A ETA São Joaquim terá capacidade para tratar até 720 m³/h de água. A água bruta do rio Capivari será armazenada em uma área maior que o espaço atual. O terreno foi rebaixado em 4 metros para receber a água. Todo o entorno do lago já recebeu placas de concreto nas laterais.

A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada para distribuição. A rede adutora foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada.

“Essa estação começou a ser construída quando ainda não se falava de crise hídrica e, agora, estamos perto de utilizar a outorga máxima de captação no rio Capivari, aumentando a oferta de água para o município. Isso é reflexo de um trabalho feito com planejamento para proporcionar o desenvolvimento de Vinhedo para o futuro”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

Outros investimentos

 

Além da construção da terceira estação de tratamento de água, a Sanebavi construiu um reservatório em aço vitrificado com capacidade para dois milhões de litros de água tratada na estrada da Boiada, está adequando a rede de água no bairro Nova Vinhedo e realizando trabalhos de pesquisa e detecção de vazamentos não visíveis em todo o município.

Também já foi emitida a ordem de serviço para o inicio das obras contempladas com recursos  financiados do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na faixa de R$ 27 milhões, com contrapartida do município de 10% no contrato da água e de 5% para o contrato de esgoto.

O recurso será utilizado na implantação de redes coletoras de esgoto para os loteamentos Altos do Morumbi, Colinas de San Diego, Vila Fontaine e São Joaquim e bairro Distrito Industrial; e de redes de distribuição de água para o bairro Distrito Industrial e ampliação da Estação de Tratamento de Água Santa Cândida (ETA 2) que abastece os bairros Santa Cândida e Capela. Os investimentos irão beneficiar cerca de 15 mil pessoas que vivem ou trabalham nessas regiões.
 

 

Tamanho da fonte
Contraste