Sanebavi prossegue com a construção das Estações de Tratamento de Lodo

‘Projeto Escola’ recebe alunos de Campinas na ETE e ETA
15 de março de 2018
Obras das estações de tratamento de lodo
15 de março de 2018

Desde o início do ano quando começaram as obras de construção das duas estações de tratamento de lodo de Vinhedo, os trabalhos não param na Estação de Tratamento de Água da Vila Planalto, a ETA 1, e na Estação de Tratamento de Água Santa Cândida, a ETA 2.

Nos dois locais, a estrutura física dos prédios já foi concluída. As paredes internas e externas foram rebocadas e o telhado instalado.

Na ETA 2, que terá uma centrifuga para desidratar 10.000 litros de lodo por hora, a tubulação que vai interligar os equipamentos da estação de tratamento de lodo à estação de tratamento de água já foi instalada.

Já foram colocados os canos que vão direcionar a água para o reservatório de reuso ou para um novo processo de tratamento na ETA. Assim que essa etapa for concluída, a centrífuga será ligada aos tanques de adensamento e elevatória.

Na estação de tratamento da Vila Planalto onde vão funcionar duas centrífugas com capacidade para desidratar 14.000 litros por hora de lodo, está sendo instalada a tubulação que vai fazer a interligação da estação ao adensador.

A construção dessas estações reflete a preocupação da Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) com a preservação do meio ambiente e com as futuras gerações do município já que o tratamento de água na ETA gera um resíduo, o lodo, que tem todas as impurezas que antes estavam na água.

E para dar a destinação correta a esse resíduo as centrífuga tem papel importante no processo de desidratação do lodo.

Parte da água eliminada do lodo nesse processo volta para a entrada da ETA para tratamento, minimizando o desperdício de água captada.  Já o lodo desidratado será encaminhado para aterro sanitário adequado ou poderá ser utilizado em cerâmicas na fabricação de tijolos.

A previsão é que as estações de tratamento de lodo comecem a operar no fim deste ano.

 

Tamanho da fonte
Contraste