Sanebavi investe em novo equipamento para aferição de hidrômetros

Sanebavi prorroga Programa de Liquidação de Débitos
15 de março de 2018
Sanebavi executa extensão de 100 metros de rede de água no Parque Iolanda
15 de março de 2018
 
Com o objetivo de modernizar o sistema de aferição dos hidrômetros a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo), autarquia responsável pelos serviços de água e esgoto, investiu na aquisição de uma nova bancada portátil, modelo Hidrotest V4. O equipamento chegou na última terça-feira, 20, no setor de obras e manutenção, para uso do departamento de hidrometria.
De acordo com o superintendente da Sanebavi Odair Seraphim (Canjica), ele seráutilizado para  a verificação do possível erro relativo apresentado pelo hidrômetro em campo, atendendo a dúvidas e reclamações por parte dos usuários, com rapidez e confiabilidade dos resultados. “O funcionamento é simples: internamente ele possui um hidrômetro volumétrico, que tecnicamente representa uma precisão de volume maior dos que os utilizados em campo. No teste é feita uma ‘comparação’ entre a medição dos dois volumes medidos, o da classe C do equipamento e o do usuário que esta em teste, sendo que o resultado final não pode representar um erro superior a 5% nas faixas normais de medição e 10% na faixa mínima”, explica Canjica.
O novo equipamento conta com avanços de informática  em que dados como número do hidrômetro e do usuário, além dos resultados dos testes são armazenados e transferidos diretamente para o computador, proporcionando a melhoria dos trabalhos prestados.
 A utilização do equipamento é realizada em campo para sanar qualquer dúvida quanto à regularidade de marcação do hidrômetro. “Os hidrômetros adquiridos pela Sanebavi passam por um processo de validação ainda na fábrica que admite um erro máximo de 2% e atendem as normas e padrões de fabricação e testes do INMETRO e Ipem”, disse Canjica. 
Tamanho da fonte
Contraste