Sanebavi busca fontes alternativas de água para complementar o abastecimento em Vinhedo

Construção da ETA 3 – São Joaquim
15 de março de 2018
Sanebavi divulga Rodizio de Fornecimento de água em Vinhedo
15 de março de 2018

A Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) está buscando em propriedade particulares do município lagoas que possam ser utilizadas com fonte alternativa para complementar o abastecimento de água até que a qualidade do rio Capivari melhore a água possa voltar a ser captada para tratamento.

 

Todas as possíveis áreas estão sendo levantadas para que os proprietários autorizem a retirada da água durante determinado período do dia.

 

Nesta quinta-feira, 16, o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica, acompanhou o início da retirada de água de uma das lagoas que possuem um grande volume de água para complementar o abastecimento da cidade.

 

Essa é a primeira ação desde a assinatura do Decreto 216 feito pelo Prefeito Jaime Cruz na última quarta-feira, 15, que levou à criação da Comissão de Gestão de Crise de Abastecimento Hídrico de Vinhedo e que permite ao município buscar fontes alternativas de água para amenizar o déficit de água potável para fornecimento à população. 

 

“Com a colaboração desses proprietários nós estamos conseguindo captar um volume maior de água para contribuir com o volume de 300 m³/h que estamos tirando das represas até que a qualidade do rio Capivari melhore”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim.

 

A Sanebavi deixou de captar água no rio Capivari na última terça-feira, 14, por causa da concentração de poluentes.  Com a medida, deixarão de ser captados 330 m³/h, uma redução de 52% de toda a água produzida pelo sistema da ETA 1, na Vila Planalto. 

 

Com essa redução a água deve ser utilizada apenas para as necessidades básicas até que o período chuvoso amenize essa situação. 

 

“Mesmo com toda essa dificuldade nós estamos buscando alternativas para não deixar faltar água no município. Mas, apesar disso, a população precisa continuar colaborando e utilizando a água com consciência, sem desperdícios”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

 

 

 

Tamanho da fonte
Contraste