Reunião discute alternativas para implantação e produção de água de reuso

Construção da Estação de Tratamento de água São Joaquim – ETA 3
15 de março de 2018
Ampliação da ETE Capivari
15 de março de 2018

O superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Vinhedo, Gilberto Lorenzon, participou da reunião realizada na sede da Sanasa, em Campinas, que discutiu a utilização de água de reuso para aumentar a oferta de água para os municípios.

Participaram do evento representantes dos municípios, da Agência PCJ, Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Agência Nacional das Águas e Câmara dos Deputados.

Durante a reunião, foi abordada a necessidade de criação de regras que permitam a utilização de água de reuso nos municípios afetados pela escassez hídrica e a criação de fontes de financiamentos para executar essas ações. 

“A utilização de água de reuso para aumentar a oferta de água bruta para os municípios pode ser uma das saídas para superar os efeitos da crise hídrica. Além disso, é preciso continuar trabalhando no combate às perdas e conscientizando a população quanto ao uso racional da água. Embora o tema água de reuso seja um assunto novo, em muitos países essa técnica é utilizada com muito sucesso e pode se adotada no Brasil também”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim. 

Desde o ano passado a Sanebavi vem estudando a possibilidade de reutilizar parte da água que sai da ETE Pinheirinho para que ela seja tratada por meio de membranas e se torne potável para consumo. Ainda são necessárias avaliações de viabilidade por parte dos órgãos ambientais do Estado.
 

Tamanho da fonte
Contraste