As obras de ampliação da ETE Capivari continuam sendo executadas pela Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) com a instalação e interligação das tubulações necessárias para o funcionamento do segundo módulo de tratamento da estação.
A tubulação está sendo instalada entre o sistema de filtros e o tanque de aeração. Os seis filtros que vão segurar as partículas sólidas para proporcionar mais eficiência no tratamento do esgoto vão receber nos próximos dias os tanques de areia e as válvulas serão instaladas.
O flotador da estação também já começou a ter a base montada. Ainda falta concluir a instalação das tubulações e da parte elétrica para depois receber os equipamentos. O tanque de aeração que ocupa uma área de 40×40 m² e o tanque de contato já estão prontos e com alguns equipamentos instalados.
“Vinhedo faz parte de um seleto grupo de cidades que trata 100% do esgoto coletado e isso só nos motiva a continuar investindo nessa área para proporcionar mais qualidade de vida para a população”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.
A ampliação da ETE Capivari vai beneficiar cerca de 15 mil pessoas que vivem ou trabalham nos bairros da região. Aumentando a capacidade tratamento, vai ser possível atender o Distrito Industrial, São Joaquim, Sol Vinhedo, Marambaia e o futuro crescimento da Capela.
“Para atender esses bairros nós vamos implantar redes coletoras em uma extensão de 19 km, e construir seis estações elevatórias e emissários de esgoto. Já conseguimos os recursos necessários por meio de financiamento pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e todo o processo de liberação está em andamento para que possamos iniciar os processos licitatórios para essas obras”, explica o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.