Prefeitura de Vinhedo e Sanebavi participam de Audiência Pública sobre crise hídrica no Ministério Público

ERRATA Nº 04/2015.
15 de março de 2018
Sanebavi prossegue com os trabalhos de implantação das redes de água e esgoto no Distrito Industrial
15 de março de 2018

Na última quinta-feira, dia 20, representando a Prefeitura de Vinhedo, o secretário de Meio Ambiente, Gilberto Lorenzon; o secretário de Negócios Jurídicos, Elvis Thomé e o Superintendente Adjunto da Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi), Francisco Beltramin, estiveram na sede do Ministério Público de São Paulo para acompanhar a Audiência Pública realizada pelas Promotorias de Justiça e Grupos de Atuação Especial do Ministério Público do Estado de São Paulo, Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Ministério Público do Trabalho em São Paulo e Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 

 

No primeiro dia da Audiência Pública, aproximadamente 300 pessoas participaram do evento, que discutiu como está a gestão dos recursos hídricos em todo o estado de São Paulo.

 

As autoridades vinhedenses ouviram os pronunciamentos técnicos dos especialistas: Antônio Carlos Zuffo, geógrafo da Unicamp; Richard Palmer, professor da Universidade de Massachusetts; José Galizia Tundisi, especialista em qualidade de recursos hídricos do Brasil; Marussia Whately, Aliança pela Água e Vicente Andreu Guillo, presidente da Agência Nacional de Águas (ANA).

 

Outro ponto bastante debatido foi a contratação de obras e serviços sem concorrência, em contratos feitos em regime de emergência, pela estatal de saneamento, Sabesp. 

 

Em conversa com o Promotor do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema/PCJ), Dr. Rodrigo Sanches Garcia, os secretários Gilberto Lorenzon e Elvis Thomé discutiram o panorama geral dos mananciais de Vinhedo e a dimensão da crise atual.

 

O secretário de Negócios Jurídicos, Dr. Elvis Thomé, comentou a respeito de protocolos adotados para integrar, ainda mais, a sociedade civil e Poder Público em ações de conscientização e uso racional da água, mas, especialmente sobre ação conjunta com o município de Valinhos para a proteção da Bacia do Bom Jardim, conforme reunião a ser convocada pelo Promotor do GAEMA/PCJ. 

 

“As informações relatadas nesta Audiência Pública nos mostram que a gestão dos recursos hídricos em Vinhedo é executada de forma planejada e integrada. A Prefeitura de Vinhedo está comprometida em expandir o sistema de abastecimento e garantir a qualidade e quantidade da água à população”, disse o secretário de Meio Ambiente, Gilberto Lorenzon.

 

 

Tamanho da fonte
Contraste