Prefeito Jaime Cruz e superintendente da Sanebavi vistoriam reconstrução da barragem na lagoa da região da Cerâmica

Oficinas de Compostagem e Horta Orgânica continuam com inscrições abertas
15 de março de 2018
Grupo "Memórias de Vinhedo" visita estações de tratamento da Sanebavi
15 de março de 2018

Na manhã desta segunda-feira,  06, o prefeito Jaime Cruz acompanhado do superintendente Danilo Ferraz,  esteve em visita à barragem reconstruída pela Sanebavi  entre as lagoas do Jola e da Cerâmica Nossa Senhora Auxiliadora. A medida emergencial visa dar mais segurança aos moradores do Condomínio São Joaquim que possuem  residência próxima desta área.

 “A barragem é fundamental para  conter  as águas do Capivari,  que durante as fortes chuvas, invade as lagoas e causa alagamento nas casas localizadas junto ao muro de divisa do condomínio. Com a recuperação da contenção, garantimos a segurança de todas essas famílias”, afirma Jaime Cruz.

Para dar ainda mais sustentação à barreira de proteção, o prefeito solicitou o aumento de mais um metro e meio de altura na barragem, que atualmente mede cerca de quatro metros.  “Vamos fazer um trabalho preventivo e já dimensionado para as fortes chuvas que tem caído aqui na região. Com mais um metro e meio, a contenção vai impedir o transbordo  da lagoa da Cerâmica em caso de um volume excessivo de águas recebido do Capivari durante as chuvas”, disse.

A obra emergencial tem tranquilizado os moradores do São Joaquim que agradeceram o empenho da administração municipal em buscar soluções para os alagamentos no condomínio “Estamos contentes com a  obra realizada na lagoa. Foi de grande sensibilidade e responsabilidade a atitude da Sanebavi que sob autorização do prefeito solicitou para que fossem tomadas as ações diante de uma nova tragédia prevista. Agradecemos imensamente esse ponto de partida” , afirmou  Luiz Henrique Valério em nome dos moradores do São Joaquim diretamente afetados pelas inundações.  Ele falou ainda, que o desejo de todos é que a Sanebavi passe a gerir esta área  “O nosso maior desejo é que a Sanebavi seja,  definitivamente,   responsável pela  lagoa, assim beneficiaria tanto a nós moradores como a toda a cidade de Vinhedo, afinal cuidar da água é priorizar o essencial da vida”, disse.

Os trabalhos de recuperação da barragem cumprem as exigências de todos os órgãos envolvidos e incluem a reconstrução do talude numa extensão de 15 metros, com aproximadamente quatro metros de largura e outros quatro metros de altura.  No local também foi instalado um extravasor, que consiste em um cano de descarga com a função de baixar o nível da lagoa em caso de transbordo do rio. Dentro de poucos dias, a Sanebavi, em parceria com as secretarias Municipais de Obras e de Serviços, irá realizar o trabalho de reforço no local, atendendo ao pedido do prefeito Jaime Cruz.

 

Acompanharam a visita, o secretário de Obras, Eduardo Galasso e o secretário de Serviços, Marcio Campos  “Balu”, além dos diretores, Neno Ifanger (Sanebavi), Paulo Marciano (Serviços) e  Denilson Patricio (Obras).

 

Tamanho da fonte
Contraste