Prefeito Jaime Cruz apresenta dados sobre água e esgoto em reunião da Aevi

Prosseguem as obras de construção da estaço elevatória de esgoto no Marambaia
15 de março de 2018
Superintendente da Sanebavi acompanha mais uma etapa de concretagem das estruturas da ETA 3
15 de março de 2018

 

A convite da Associação Empresarial de Vinhedo (Aevi), o prefeito Jaime Cruz esteve na reunião mensal realizada na noite de ontem (2), no Vinhedo Plaza Hotel, para responder alguns questionamentos dos empresários e trazer algumas novidades importantes para o setor industrial, especialmente no que diz respeito à água e esgoto doméstico e iluminação pública.

 

Além do prefeito, estiveram presentes representando a Prefeitura de Vinhedo o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, José Pedro Cahum, o chefe de gabinete da pasta, Amadio Cremonesi Neto, o secretário de Obras, Augusto Bracciali, o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim (Canjica) e o secretário de Governo, Eliazar Ceccon.

 

Apresentação

 

O prefeito Jaime Cruz iniciou a apresentação abordando as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Capivari, que já está 72,5% concluída e têm previsão de término no mês de dezembro.  "A ampliação da ETE Capivari vai beneficiar pelo menos 15 mil pessoas que vivem ou trabalham nos bairros da região atendida pela ETE. Aumentando a capacidade tratamento, vai ser possível atender o Distrito Industrial, São Joaquim, Sol Vinhedo, Marambaia e o futuro crescimento da Capela", expôs.

 

O chefe do Executivo também comentou a implantação da rede de água e esgoto doméstico do Distrito Industrial, com previsão de assinatura de convênio até julho e processo licitatório que deverá ser iniciado já no segundo semestre deste ano. Já foi aprovada pelo Governo Federal a liberação de recursos do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento para a obra.

 

Iluminação pública

 

Durante a reunião, o prefeito Jaime Cruz destacou ainda aos empresários que a partir de Janeiro 2015, conforme normatização da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – a Prefeitura assume a obrigatoriedade de manutenção da iluminação pública (braços e luminárias).

 

O chefe do Executivo contou ao grupo, em primeira mão, que a Prefeitura já encaminhou ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) uma proposta de financiamento para substituir, em toda a cidade, a iluminação comum por lâmpadas de LED.  "Nosso objetivo é trazer mais segurança, mais iluminação, nos moldes do que foi feito na Praça do Jardim Três Irmãos, e principalmente economia ao poder público. Apenas com a redução de gastos com as lâmpadas, considerando que a versão de LED é 50% mais econômica, a Prefeitura garantirá o pagamento do financiamento", comentou o prefeito.

 

Firjan

 

O prefeito também aproveitou para comentar os recentes dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IDFM), que apontam Vinhedo como a melhor da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e 8ª melhor cidade do Brasil.

 

O estudo, realizado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), analisou as variáveis Emprego e Renda, Saúde e Educação – consideradas as três principais áreas de desenvolvimento humano – nos mais de cinco mil municípios brasileiros.

 

"A parceria com os empresários representa um círculo virtuoso para Vinhedo, pois a arrecadação oriunda das empresas reflete em desenvolvimento econômico, e a Prefeitura consegue fazer a distribuição da riqueza de forma a garantir serviços de qualidade à população. E essa qualidade já foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas, que classificou a cidade como a 13ª melhor cidade do país para viver e a mais recente pelo Índice Firjan. Reconhecimentos como esses nos mostram que estamos no caminho certo", afirmou o prefeito Jaime Cruz.

 
Tamanho da fonte
Contraste