Inscrições para oito cursos de capacitação oferecidos pela Sanebavi podem ser feitas até sexta, dia 29

Sanebavi realiza limpeza dos reservatórios na ETA II e Vila Hí­pica no próximo dia 26
15 de março de 2018
Obras de pavimentação continuam no Distrito Industrial
15 de março de 2018

A população dos bairros beneficiados pelas obras de saneamento básico realizadas pela Sanebavi com recursos financiados pelo PAC 2 (Programa  de Aceleração do Crescimento), tem até o próximo dia 29 de janeiro para fazer as inscrições para as primeiras turmas dos cursos de Administração e Vendas,  Corte e Costura,  Informática Básica,  Preparador de Alimentos Artesanais, Logística Geral,  Cuidador,  Jardinagem  e Manutenção Elétrica Básica.  

 

A capacitação será realizada pela Acovec/Ceprovi e faz parte do Projeto de Trabalho Socioambiental – PTS que está sendo desenvolvido pela Sanebavi nos territórios contemplados pelo Programa “Saneamento para Todos”, do Ministério das Cidades, conforme exigência do Governo Federal. 

 

Os interessados em participar dos cursos podem fazer as inscrições  de segunda à sexta, das 8h às 20h, no Ceprovi (Av. Independência, 5407 – Jd. Alba) e devem levar RG, CPF e comprovante de residência. A idade mínima exigida é de 18 anos, com exceção dos cursos de Informática Básica e Logística Geral, que podem ser feitas a partir dos 16 anos.  

 

As vagas serão preenchidas por meio de sorteio que acontecerá no dia 2 de fevereiro, às 19h, no Auditório do Ceprovi.  As vagas serão ocupadas prioritariamente pelos moradores dos bairros Altos do Morumbi, Santa Claudina, Colinas de San Diego, São Joaquim, Distrito Industrial e Capela, locais onde as intervenções do PAC estão sendo realizadas. Podem concorrer as vagas remanescentes pessoas residentes em qualquer bairro do município, para isso, todos que tiverem interesse nas capacitações devem fazer as inscrições e aguardar o resultado dos sorteios. 

 

A lista com os nomes dos contemplados será fixada na parede externa do Auditório do Ceprovi, divulgada no site da Sanebavi (www.sanebavi.com.br) e no Boletim Municipal. Também serão divulgados os dias da semana em que acontecem as aulas, horários e datas de início de cada curso.

 

Inscrições abertas até 27/02

 

Continuam abertas até o dia 27 de fevereiro, as vagas para os cursos de Cozinha e Culinária, Vigilantes e Porteiros, Garçom e Encarregado de Restaurante, Operador de Empilhadeira, Manicure e Pedicure e Produção Caseira de Doces e Salgados. A idade mínima exigida é de 18 anos.

 

No segundo semestre serão abertas as inscrições para a segunda turma de todos os cursos dando oportunidade a mais pessoas participarem das qualificações. Ao todo, nesta primeira etapa, o Projeto Socioambiental vai disponibilizar 14 diferentes cursos e mais de 300 vagas totalmente gratuitas. 

 

“O trabalho  que está sendo desenvolvido junto aos moradores desses bairros  além de viabilizar ações de sustentabilidade ambiental também busca resultados na esfera do desenvolvimento econômico e social.  Mais do que disponibilizar infraestrutura estamos também oferecendo oportunidade de profissionalização para centenas de vinhedenses”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.

 

Responsabilidade e compromisso com a população 

 

O convênio firmado com Ministério das Cidades foi estabelecido na ordem de R$ 27 milhões, com contrapartida do município de 10% no contrato da água e de 5% para o contrato de esgoto.  Juntamente com essas obras de implantação  de redes coletoras de esgoto e abastecimento de água está em desenvolvimento uma série de ações de mobilização social, conscientização ambiental e de qualificação profissional realizadas pela Sanebavi com a população dos territórios beneficiados pelo empreendimento. Essas atividades fazem parte do Projeto de Trabalho Socioambiental – PTS que tem como objetivo promover o envolvimento dos moradores nas intervenções estimulando a sustentabilidade e a criação e manutenção de hábitos saudáveis em relação ao meio ambiente e a vida. “A participação da população no âmbito público contribui para a transparência das ações executadas.  Nossa intenção é informar o usuário sobre todas as etapas da obra e instrumentalizar para que seja um agente multiplicador e cuidador da infraestrutura oferecida e também para que tenham consciência das suas ações sobre o meio ambiente”, afirmou a assistente social da Sanebavi, Ana Paula Saraiva Nicésio.

 

O Projeto de Trabalho Socioambiental tem suas atividades embasadas no Diagnóstio Socioterritorial que buscou atender aos interesses demonstrados pela população diretamente beneficiada. Para isso, uma equipe técnica social esteve em contato  com os moradores durante cerca de sete meses ouvindo suas necessidades  e discutindo as prioridades e ações. Assim, com a participação do público envolvido, foram definidas as ações do PTS que abrangem adultos e crianças. 

 

Dentre as estratégias a serem desenvolvidas está a realização de caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, oficinas temáticas, feiras e festas comemorativas, excursões, distribuição de materiais socioeducativos e a realização de cursos para geração de trabalho e renda. Também está sendo produzido um vídeo informativo com o tema “Controle Social”  para estimular o público adulto a refletir sobre esta questão. 

 

Serão ministradas palestras sobre Educação Ambiental e Patrimonial nas escolas, além da realização de oficina de material reciclado. Haverá um concurso de desenho com o tema Meio Ambiente envolvendo os alunos do 4º ano e um concurso de História para os alunos do 8º ano do ensino fundamental da rede municipal.

 

Tamanho da fonte
Contraste