ETA III no São Joaquim inicia fase de testes no sistema de água bruta

Sanebavi realiza limpeza dos reservatórios na ETA II e Vila Hí­pica no próximo dia 26
15 de março de 2018
Obras de pavimentação continuam no Distrito Industrial
15 de março de 2018

A 3ª Estação de Tratamento de Água que está sendo construída dentro do condomínio São Joaquim entrou em fase de teste na manhã desta terça-feira, 19.  Pela primeira vez os equipamentos do recalque foram ligados e testados colocando em ação o sistema de bombeamento de água bruta até os floculadores.  Para esta  fase de avaliação foi feita a transferência da água da lagoa existente no local por meio de bombeamento passando por todo o  sistema de água bruta.  Essa operação é importante para que sejam feitos os ajustes, reparos e adequações necessárias nos equipamentos assim como a parametrização dos instrumentos e das bombas .

 

Projetada para utilizar a outorga máxima de captação no rio Capivari, a ETA III irá beneficiar os bairros  Altos do Morumbi, Vida Nova 1, Eldorado e Vila Savian que sofrem problemas de falta de pressão na rede. O abastecimento de água será feito com uma rede subadutora implantada ao longo da estrada da Capela. 

 

 “A nova estação  terá capacidade para tratar até 720 m³/h de água. A água bruta do rio Capivari será armazenada em um lago com capacidade de aproximadamente 2.500m³.  O terreno foi rebaixado em 4 metros para receber essa água “, explica o Superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz.

 

A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada para distribuição. A rede adutora foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada. 

 

Os dois módulos de tratamento da estação já passaram  pelo teste de estanqueidade para identificação e correção de eventuais vazamentos nos tanques. As montagens da casa de química e da subestação de energia elétrica já foram concluídas. Também já foi executado o trabalho de interligação das redes adutoras de água bruta com a lagoa de captação da estação. 

 

“Com a ETA 3 nós utilizaremos a outorga máxima de captação no rio Capivari, aumentando a oferta de água para o município. Com mais um reservatório com capacidade para dois milhões de litros de água tratada construído na estrada da Boiada e com outros investimentos, como a ampliação da ETA 2, no Jardim Santa Cândida, vamos proporcionar mais qualidade de vida para todos”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

 

 

 

I

Tamanho da fonte
Contraste