Aparelho com radiofrequência realiza medição do consumo de água

Obras de ampliação da ETE Capivari
15 de março de 2018
Sanebavi orienta população a não jogar óleo na rede de esgoto
15 de março de 2018

A Sanebavi colocou em operação um novo aparelho que faz a medição do consumo de água nas residências. O equipamento funciona por radiofrequência e é capaz de fazer a leitura simultânea de vários hidrômetros em poucos minutos.

 

A tecnologia está sendo utilizada, por enquanto, na Vila Junqueira, dentro do conjunto habitacional Mário Covas, que possui  192 apartamentos, divididos em doze blocos.

 

“Optamos por instalar os hidrômetros com telemetria nesse espaço por causa do risco de acidentes, já que os leituristas precisavam subir até a caixa d’água dos blocos para fazer a medição do consumo de cada apartamento”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.

 

Além de aumentar a segurança, a nova tecnologia também acelera o tempo de coleta das informações. Até o mês de maio, a leitura levava cerca de três horas. Agora é possível fazer o mesmo serviço em aproximadamente 15 minutos. Basta posicionar o aparelho com uma antena receptora para o alto dos prédios e todas as informações são armazenadas no equipamento que está integrado ao sistema de faturamento.

 

Com esse novo sistema é possível saber na hora a quantidade total de água consumida dentro da unidade e por apartamento. O leiturista pode conferir também a média de consumo de cada família nos últimos doze meses.
 

O software ainda consegue identificar se algum apartamento teve naquele mês uma alteração significativa de consumo, que pode estar ligado a vazamentos não identificados pelo morador.

 

“Com essa tecnologia o trabalho de controle de perdas é continuo, já que conseguimos identificar possíveis vazamentos em um curto espaço de tempo, preservando a água e reduzindo a conta do imóvel”, afirma Odair Seraphim, o Canjica.

 

A coleta por radiofrequência pode ser levada para outros locais de Vinhedo já que o aparelho tem capacidade para fazer a leitura diária de até 4 mil hidrômetros com telemetria. 
 

 

Tamanho da fonte
Contraste