Ampliação da ETE Capivari é entregue à população e obra vai beneficiar mais de 15 mil pessoas

Sanebavi entrega ampliação da ETE Capivari neste sábado, 18
15 de março de 2018
15 de março de 2018

Estação tem capacidade dobrada e está  projetada para atender cerca de 45 mil contribuintes   

 

Vinhedo recebeu mais uma importante obra de saneamento na manhã do último sábado (18). O prefeito Jaime Cruz e o superintendente da Sanebavi,  Danilo Ferraz,  fizeram a entrega oficial da ampliação da ETE Capivari, localizada no Distrito Industrial, em  cerimônia  que reuniu vereadores, secretários municipais, autoridades, colaboradores e convidados.

 

Com a inauguração do segundo módulo, a estação passa a ter capacidade para tratar o dobro de efluentes,  podendo atingir até 134 litros por segundo de capacidade final.  A ETE Capivari está em operação para testes finais de todo o sistema integrando os dois módulos.  Esse processo deve durar em torno de 60 dias, e a partir de então poderá operar com seu  funcionamento pleno .  

 

A ampliação da ETE Capivari vai beneficiar mais de 15 mil pessoas que vivem ou trabalham nos bairros dessa região.  A obra foi realizada com recursos provenientes do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, com contrapartida do município.

 

Durante a cerimônia, o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz, falou do empenho da autarquia em finalizar a obra e os benefícios diretos para milhares  de  pessoas que serão atendidas  com tratamento na ETE “ Estamos trabalhando há meses e a nossa meta era até o mês de junho começarmos os testes unindo o modulo 1 com o módulo 2.  Estamos felizes por alcançarmos o nosso objetivo. O sistema está funcionando e no período de 60 dias serão feitos os testes com água para em seguida iniciarmos o tratamento dos efluentes.  Essa ampliação vai permitir atender o esgoto doméstico do Distrito Industrial, São Joaquim, Sol Vinhedo, Chácaras do Trevo,  Marambaia e o futuro crescimento da Capela”, afirma.   Para atender esses bairros, a Sanebavi está implantando redes coletoras numa extensão de 19km, além de seis estações elevatórias e emissários de esgoto.

 

O presidente do Legislativo, vereador Márcio Melle, reforçou o apoio da Câmara Municipal em projetos que beneficiam a população  “O Legislativo está de portas abertas com todo o nosso apoio para  os projetos que vem ao encontro da população . Parabéns prefeito pela preocupação com o meio ambiente e com o bem estar da povo de Vinhedo”, disse.

 

Em seu discurso, o prefeito Jaime Cruz  enfatizou a posição privilegiada de Vinhedo, que está entre as cidades brasileiras que se destacam pelo tratamento de 100 % do esgoto coletado, e que possuem os melhores índices de desenvolvimento humano “ Hoje é um dia muito especial . Enquanto muitas cidades deste país ainda jogam  cem por cento do esgoto a céu aberto, muitas vezes ao lado de escolas e moradias, Vinhedo tem o privilégio de estar ampliando a nossa estação de  tratamento de esgoto. Hoje  nós tratamos  o esgoto de aproximadamente 22 mil pessoas neste módulo. Estamos dobrando esta capacidade. Vamos deixar  esta estação pronta para atender até 45 mil pessoas. Isso demonstra nosso planejamento e a preocupação com o futuro, com o crescimento da cidade. Hoje 100% do esgoto coletado é tratado. Quem investe em Saneamento investe em saúde”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

 

A ETE Capivari é responsável por 40% do tratamento do município e atende os bairros localizados na bacia do Capivari, especialmente a região da Capela.   Além da ETE Capivari, o município de Vinhedo conta com mais duas estações de tratamento de efluentes, a ETE Pinheirinho, responsável pelo tratamento de quase 60% e a ETE Santa Cândida, que trata o esgoto gerado no Condomínio Vila Hípica.

 

 

Ao final da cerimônia todos os presentes foram convidados a  percorrer as instalações da estação e conhecerem o sistema de tratamento utilizado na ETE Capivari.

 

Tamanho da fonte
Contraste