Índice baixo de chuva no verão exigirá uso racional da água durante o período de estiagem

Construção da ETA 3 – São Joaquim
15 de março de 2018
Sanebavi continua com as obras de implantação da rede adutora de água para a Capela
15 de março de 2018

Durante o período de estiagem que começa agora com outono e se agrava no inverno, o uso racional da água será fundamental para evitar um colapso no sistema de abastecimento do município.

 

Com um volume de chuvas acumulado durante a Operação Verão 2013/2014, de 372,4 mm, índice abaixo dos 883,9 mm registrados na Operação Verão anterior, a recuperação das represas e dos mananciais do município ficou comprometida para enfrentar os meses mais críticos do ano.  

 

“Nesse verão atípico, tivemos um déficit acumulado de chuva de mais de 500 mm que prejudicou a recuperação das nossas fontes hídricas para os meses de estiagem. Por isso, precisamos continuar em alerta e utilizar a água apenas para as necessidades básicas. Cada um fazendo sua parte, município e população, é possível preservar esse líquido precioso até entrarmos no novo período de chuvas em outubro”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz. 

 

Para o outono, a previsão da Somar Meteorologia indica que Vinhedo terá nos próximos três meses chuvas regulares acompanhando frentes frias acima das médias do período, mas sem volume suficiente para reverter a atual situação dos reservatórios. 

 

Apesar do indicativo de ser uma estação com mais chuvas que o normal, a média ainda será considerada baixa em relação a falta de chuvas observada durante este ano.

 

Para atender a demanda de consumo, as estações de tratamento de Vinhedo na Vila Planalto (ETA 1) e no Jardim  Santa Cândida (ETA 2) estão trabalhando na capacidade máxima. O abastecimento é complementado pela produção de água dos dez poços profundos da cidade.

 

Para equalizar o sistema de distribuição e não deixar nenhum bairro sem água, a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) vem desde o ano passado acompanhando em tempo real o nível de cada um dos 36 reservatórios do município e realizando manobras técnicas para garantir o abastecimento para todas as regiões. 

 

A ETA 3, em construção no São Joaquim, e que deve entrar em operação até o fim do ano, vai permitir que Vinhedo capte a outorga máxima que possui no rio Capivari, aumentando a oferta de água para o município. No segundo semestre a ETA 2, no Jardim Santa Cândida , começará a ser ampliada para dobrar a capacidade de tratamento da estação que abastece a Capela e um novo reservatório com capacidade para dois milhões de litros de água tratada será levantado na estrada da Capela. 

 

A Sanebavi também está fiscalizando o uso irracional da água no município. Em casos pontuais de desperdício de água, quando denunciados pela população ou flagrados pela autarquia, um fiscal é enviado ao endereço para orientar o morador sobre a necessidade do uso racional da água. Casos reincidentes ficarão sujeitos à aplicação de multa. 

 
Denúncias sobre o desperdício de água podem ser feitas no SAC da Sanebavi pelo telefone 3876-9880.
 
 
Uso Racional
 
 
Nesse período, a orientação é para que todos continuem utilizando a água apenas para as necessidades básicas (higiene pessoal, preparo de comida, lavagem de roupas e utensílios). 
 
 
A água não deve ser utilizada para lavagem de carros, calçadas, quintais e piscinas. Tais atitudes só contribuem para o desperdício, agravando a situação. 
 
 
Ações simples, adotadas no dia a dia contribuem para o uso racional da água:
 
 
– Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. A economia pode chegar a 80 litros.
 – Tome banhos rápidos de até cinco minutos
 – Não utilize a descarga sem necessidade. São consumidos de seis a dez litros de água quando a descarga é acionada por 6 segundos.
 – Só ligue a máquina de lavar louça ou roupa quando for usar toda a capacidade dela
 – Feche a torneira enquanto esfrega a roupa no tanque
 – Hidrômetro girando sem consumo de água é indício de vazamento
 – Para limpar piscina, a água deve ser filtrada e não drenada
 – Reutilize a água sempre que possível
 
Tamanho da fonte
Contraste