Revisão do Plano Municipal de Saneamento de Vinhedo começa a ser feita pela Sanebavi

Sanebavi realiza troca da válvula redutora de pressão na região do Observatório
25 de maio de 2017
Sanebavi recebe a última turma de estudantes do projeto “Estudo do Meio” da Secretaria de Educação
1 de junho de 2017

A universalização do acesso ao saneamento básico com qualidade e igualdade é um desafio que o Poder Público Municipal tem encarado com muita seriedade e determinação. Nesse sentido, dentro de poucos dias, a Sanebavi dará início aos trabalhos de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que é uma importante ferramenta de planejamento e gestão para a melhoria continua das condições sanitárias e ambientais do município e, consequentemente, da qualidade de vida da população.

 

A readequação do PMSB ocorre em virtude da expansão territorial dos últimos anos e da necessidade de complementar as ações que deverão ser implantas no município.  “Com a atualização das diretrizes será feito um planejamento de todo sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial para as novas áreas de crescimento e expansão urbana, de forma integrada, visando otimizar o atendimento”, afirma o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz. 

 

O Plano de Saneamento Básico será elaborado em fases e contará com participação social por meio de mecanismos e procedimentos que garantam à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico.

 

Assim, dentre as etapas de construção do novo PMSB,  está a realização do Plano de Trabalho e do Plano de Mobilização Social; a elaboração do Diagnóstico da situação atual dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos, e em seguida,  a elaboração do Prognóstico dos serviços, conforme crescimento populacional setorial. Além disso, o projeto prevê a etapa de elaboração de programas e ações para os próximos 20 anos, incluindo a previsão orçamentária para a execução das melhorias.

 

As atividades serão desenvolvidas a partir de 4 eixos: Água, Esgotos,  Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana, e Drenagem Urbana, os quais terão o envolvimento tanto da Sanebavi,  como da Prefeitura de Vinhedo. Para isso será criado um Grupo Gestor composto por representantes da autarquia e do Poder Público que será responsável pela discussão dos trabalhos a serem desenvolvidos.  Também serão realizadas ações para a participação da população por meio de audiências públicas para o desenvolvimento dos temas. Serão estabelecidos canais para recebimento de críticas e sugestões que contribuirão com o processo de criação do novo PMSB.

 

A revisão do Plano Municipal de Saneamento de Vinhedo será realizada  a partir de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, com contrapartida do município de Vinhedo.

 
Tamanho da fonte
Contraste