Alunos visitam estações de tratamento da Sanebavi no Dia Mundial da Água

Limpeza dos reservatórios da ETA I tem iní­cio nesta terça, dia 18
17 de março de 2017
Prefeito Jaime Cruz assume a presidência da ARES-PCJ, consórcio que integra 55 municí­pios
23 de março de 2017

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março,  a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação,  proporcionou aos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abel Maria Torres,  uma atividade muito especial na manhã desta quarta-feira, a visita às Estações de Tratamento de Água – ETA 1 Vila Planalto e de Esgoto – ETE Pinheirinho. 

 

Na ETA1, os educandos  acompanharam o funcionamento do  sistema de supervisão e controle dos reservatórios e puderam observar todas as etapas do tratamento, desde a entrada da água bruta na estação, até a conclusão do processo com o envio da água potável para os reservatórios do município. O técnico da ETA, Gabriel Carvalho, recebeu as crianças e fez uma pequena demonstração sobre cada etapa e tirou as duvidas das crianças.

 

Na segunda parte da vivência, os estudantes conheceram as etapas do processo de tratamento de esgoto e se conscientizaram da importância da destinação correta do lixo doméstico. 

 

A escola Abel Maria Torres desenvolve em sala de aula o “Projeto de Preservação do Meio Ambiente”, que promove estudos e pesquisas sobre vários temas, dentre eles, a água e sua conservação. Dentro deste trabalho, as crianças realizam atividades durante o ano inteiro interligando os temas com as matérias disciplinares. 

 

De acordo com as professoras da unidade, com a chegada do outono e início da temporada de estiagem, as atividades relacionadas à conscientização são reforçadas junto aos alunos.   “É extremamente importante mostrar para as crianças o tratamento de água e esgoto, assim podemos conscientizar sobre o uso racional da água e também mostrar que não devemos jogar lixo no esgoto. Com essa visita às estações da Sanebavi eles podem perceber o quão extensos são os processo de tratamento. O mais importante é que as crianças levem essa conscientização para casa”, afirmou Magali dos Santos, professora do grupo. 

 

Durante passeio não faltou interação dos estudantes, que ficaram bem atentos e curiosos.   “Achei tudo bem interessante, porém eu gostei muito de ver a explicação sobre as bactérias da ETE e também do teste químico que o  técnico Gabriel nos mostrou na ETA. Os dois tratamentos são bem trabalhosos”, disse o aluno Thiago Cardoso, de 9 anos. Já para o Felipe T. Machado, de 10 anos, a lição do descarte correto do lixo ficou bem guardada . “Gostei bastante das experiências na ETA e também vi que o tratamento de esgoto é bem complicado, por isso não devemos nunca jogar lixo no esgoto”, contou. A pequena Maria Eduarda Silva saiu contente do passeio e disse que é muito importante cuidar do Meio Ambiente e não desperdiçar água. 

 

Desde 2009 a Sanebavi abre as portas de suas unidades para que as escolas tragam seus alunos para visitas técnicas, contribuindo para o aprendizado da disciplina e reforçando a importância da preservação ambiental. 

 

Para o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz, essa atividade é um importante instrumento pedagógico para promover a conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos “ A visita das crianças é uma oportunidade de conhecerem de perto  o processo de tratamento, tanto da água como do esgoto,  despertando com isso o interesse  em preservar esse recurso essencial para todos os seres vivos.  Abrindo as portas da Sanebavi nós conseguimos estimular  a consciência ambiental  neste público que se tornará multiplicador da informação contribuindo para preservação do meio ambiente e uso consciente da água para que não falte para as futuras gerações”, afirma.

 
Tamanho da fonte
Contraste